Receita de família: os biscoitos de polvilho da dona Sula

Andar pela cidade e encontrar uma comidinha gostosa, viajar e conhecer a gastronomia local em restaurantes são experiências culinárias deliciosas. Mas nada supera uma boa e velha receita de família! A memória gustativa de hoje é da Carol Gomes,  neta da dona Sula, de 83 anos, que encanta gerações com a receita de um biscoito de polvilho. 


O famoso Biscoito da Morena

"Desde que eu nasci minha avó faz um biscoito de polvilho chamado Biscoito da Morena. É uma receita que, segunda ela, aprendeu com uma moça de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes. O sabor do biscoito é ÚNICO e só ela sabe fazer! Eu gosto mesmo é quando dona Sula perde a mão no açúcar... ele fica mais gostoso. Feitos com as próprias mãos, e sempre querendo agradar a todos, minha vó percebeu que os bisnetos não conseguiam comer o biscoito em seu formato original e adaptou para o formato de "cobrinha", assim ficou mais fácil para os bebês comerem. Aos 86 anos ela não tem mais força para sovar a massa e sempre me espera para que eu faça isso.  O Biscoito da morena é de família, e não tem nada mais gostoso que chegar na casa de vovó e encontrar um potão cheio deles." 


Leia mais: Bolo de fubá: o preferido aqui de casa!


Vovó Sula e a neta Carol Gomes


#HoraDaReceita

Ingredientes


  •  500g de polvilho doce
  •  500g de trigo
  •  500g de açúcar refinado
  •  3 colheres de sopa de manteiga
  •  3 ovos
  •  2 colheres (de chá) de fermento
  •  1 colher (de café) de sal


Modo de preparo

  •  Deixe o polvilho bem fininho
  •  Misture com açúcar, trigo e fermento
  •  Acrescente os três ovos e a  margarida 
  •  Misture tudo devagar 
  •  Com as mãos, amasse a massa até que ela fique de forma homogênea

  • Unte um tabuleiro e coloque no forno por cerca de 20 min 

Dicas para ficar mais gostoso: comprar o polvilho em feiras e tirar os biscoitos do tabuleiro assim que sair do forno.  

Aos mãos que preparam os biscoitos há décadas 

Comentários

  1. Minha princesa é só amor!
    Amo um tanto!

    ResponderExcluir
  2. Amo muito!! A papa de milho que ela faz é nesse padrão também!!
    Parabéns pela reportagem Karol!!

    ResponderExcluir
  3. É uma delícia mesmo!! Inclusive vários amigos meus já comeram. E também já fiz pra vender.😋😋

    ResponderExcluir
  4. Vou convidar um amiga e fazer essa receita. Espero que dê certo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário