Andar pela cidade e encontrar uma comidinha gostosa, viajar e conhecer a gastronomia local em restaurantes são experiências culinárias deliciosas. Mas nada supera uma boa e velha receita de família! A memória gustativa de hoje é da Carol Gomes, neta da dona Sula, de 83 anos, que encanta gerações com a receita de um biscoito de polvilho.
"Desde que eu nasci minha avó faz um biscoito de polvilho chamado Biscoito da Morena. É uma receita que, segunda ela, aprendeu com uma moça de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes. O sabor do biscoito é ÚNICO e só ela sabe fazer! Eu gosto mesmo é quando dona Sula perde a mão no açúcar... ele fica mais gostoso. Feitos com as próprias mãos, e sempre querendo agradar a todos, minha vó percebeu que os bisnetos não conseguiam comer o biscoito em seu formato original e adaptou para o formato de "cobrinha", assim ficou mais fácil para os bebês comerem. Aos 86 anos ela não tem mais força para sovar a massa e sempre me espera para que eu faça isso. O Biscoito da morena é de família, e não tem nada mais gostoso que chegar na casa de vovó e encontrar um potão cheio deles."
Leia mais: Bolo de fubá: o preferido aqui de casa!
Modo de preparo
Dicas para ficar mais gostoso: comprar o polvilho em feiras e tirar os biscoitos do tabuleiro assim que sair do forno.
![]() |
| O famoso Biscoito da Morena |
"Desde que eu nasci minha avó faz um biscoito de polvilho chamado Biscoito da Morena. É uma receita que, segunda ela, aprendeu com uma moça de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes. O sabor do biscoito é ÚNICO e só ela sabe fazer! Eu gosto mesmo é quando dona Sula perde a mão no açúcar... ele fica mais gostoso. Feitos com as próprias mãos, e sempre querendo agradar a todos, minha vó percebeu que os bisnetos não conseguiam comer o biscoito em seu formato original e adaptou para o formato de "cobrinha", assim ficou mais fácil para os bebês comerem. Aos 86 anos ela não tem mais força para sovar a massa e sempre me espera para que eu faça isso. O Biscoito da morena é de família, e não tem nada mais gostoso que chegar na casa de vovó e encontrar um potão cheio deles."
Leia mais: Bolo de fubá: o preferido aqui de casa!
![]() |
| Vovó Sula e a neta Carol Gomes |
#HoraDaReceita
Ingredientes
Ingredientes
- 500g de polvilho doce
- 500g de trigo
- 500g de açúcar refinado
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 ovos
- 2 colheres (de chá) de fermento
- 1 colher (de café) de sal
Modo de preparo
- Deixe o polvilho bem fininho
- Misture com açúcar, trigo e fermento
- Acrescente os três ovos e a margarida
- Misture tudo devagar
- Com as mãos, amasse a massa até que ela fique de forma homogênea
- Unte um tabuleiro e coloque no forno por cerca de 20 min
Dicas para ficar mais gostoso: comprar o polvilho em feiras e tirar os biscoitos do tabuleiro assim que sair do forno.
![]() |
| Aos mãos que preparam os biscoitos há décadas |



Minha princesa é só amor!
ResponderExcluirAmo um tanto!
Que gracinha! Amei!
ResponderExcluirQue interessante!
ResponderExcluirVovó é demais!!
ResponderExcluirAmo muito!! A papa de milho que ela faz é nesse padrão também!!
ResponderExcluirParabéns pela reportagem Karol!!
É uma delícia mesmo!! Inclusive vários amigos meus já comeram. E também já fiz pra vender.😋😋
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirlindinhaaassss!
ResponderExcluirVou convidar um amiga e fazer essa receita. Espero que dê certo!
ResponderExcluirQue coisinha mais fofa!
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirJá quero provar!!!
ResponderExcluirQue lindo 💙
ResponderExcluirMuito bom! Lindíssimas!
ResponderExcluir❤️
ResponderExcluir